quinta-feira, 5 de julho de 2012
3.4 - Relato do projeto
O Projeto Água
fonte de vida, devemos preservar foi desenvolvido nas salas do pré I e
II, com crianças de 4 a 5 anos. No primeiro momento os alunos sentaram em
circulo para uma breve explicação do trabalho que seria realizado, em seguida,
para melhor assimilação do projeto, resolvemos colocar a música de Guilherme
Arantes “Terra, planeta água”, onde foi feita a leitura da letra da música e
depois cantada. Num outro momento realizamos uma roda de leitura, na qual foi
lida a história: “Era uma vez um rio feliz” que relata a vida de um rio que
estava quase morrendo por falta de cuidados do ser humano, e que só é salvo
graças a ajudo de todos que não queriam que o rio morresse. Nesta atividade queríamos
conscientizar os alunos de que os rios, mares, lagos e oceanos são muito
importantes para a vida do planeta que devemos protegê-lo e preserva-lo para o
bem de todos. No ultimo momento foram mostrados mini filmes com o tema do
projeto, todos ficaram concentrados e atentos, pois os filmes eram de animações
muito interessantes. Para finalizar o projeto foi construído dois cartazes um
com um rio limpo e bonito e, o outro um rio sujo e mau cuidado. Todos adoram
participar do projeto.
Atividade 3.3
Plano de aula
TEMA:
Água fonte de vida
CONTEÚDO:
Ciência
PÚBLICO ALVO:
Pré I e II
DURAÇÃO:
5 aulas
OBJETIVOS:
·
Mostrar a diversas utilidades da água;
·
Conscientizar os alunos da importância
da água para nossa vida;
·
Listar formas de como preservar a água.
AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados durante
todo o processo de execução das atividades e da produção do texto até a
conclusão final de cada um, como também, em participação, interesse, oralidade,
criatividade.
A
EXECUÇÃO DA ATIVIDADE
Será
realizada em 3 momentos distribuídas em 5 aulas com 4 horas aulas cada dia,
sendo executada desta forma:
1ª momento: Será realizada a leitura da
música:
"Terra, planeta água" de Guilherme Arantes e, em seguida, a execução
da mesma. Depois será explicado de onde vem a água e pra que serve, como
também, a sua importância.
2ª momento: Será realizada a leitura da história “Era uma
vez um rio feliz” no intuito de despertar nas crianças o que acontece quando
não usamos corretamente a água. Em seguida, eles terão que ilustrar a história.
3ª momento: Em outra aula haverá uma
exibição de mini filmes mostrando a utilização da água, onde encontramos água,
como a água é importante, como as pessoas prejudicam os rios, lagos, mares. Em
sala de aula os alunos irão montar dois cartazes; um representando a água limpa
e o outro uma água suja. Usar embalagens, latas, tinta guache, cola, cartolina.
Desenvolvimento do projeto
3.2 - Desenvolvimento de projeto de trabalho em
sala de aula. Nível de intervenção na prática.
PROJETO: Água
fonte de vida, devemos preservar.
Assinar:
Postagens (Atom)
