UNIDADE:
II
ATIVIDADE:
2.8
SUBTEMA:
REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA
EQUIPE:
FRANCILINA FELIX, MARIDELSE BERNARDO E VALCLISE SCARANO
TEMA: PARTES DO CORPO HUMANO
CONTEÚDOS: CIÊNCIAS
PÚBLICO-ALVO: ENSINO FUNDAMENTAL – 8°
ANO
DURAÇÃO: 4 AULAS (2 HORAS POR DIA)
PRÉ-REQUISITOS: Não perder o foco do assunto abordado,
trabalhar de forma interativa e coletiva, ter criatividade ao produzir seu
hipertexto com imagens do corpo humano.
OBJETIVOS:
*Compreender o que é hipertexto
*Criar um texto em formato de hipertexto
sobre o corpo humano
*Organizar e registrar informações
consultadas da internet sobre corpo humano e hipertexto
*Criar um blog pessoal e postar a
atividade para observação de professor e alunos
AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados
durante todo o processo de execução das atividades e da produção do texto até a
conclusão final de cada um, como também, em participação, interesse, oralidade,
criatividade, criação de pagina pessoal com hipertexto e links.
A atividade será aplicada na escola:
Escola Estadual de Ensino Fundamente
Argentina Pereira Gomes
Período de execução: de 24 à 27de Abril
A EXECUÇÃO DA ATIVIDADE
COMO FOI REALIZADA A
ATIVIDADE?
Foi realizada em 4 etapas
distribuídas em 4 aulas com 2 horas aulas cada dia, sendo executada desta forma:
1ª ETAPA: Em sala de aula será
realizada a leitura para esclarecer aos alunos o que é o corpo humano, suas
funções e importância. Após a leitura, serão mostradas imagens do corpo,
esqueleto, músculos, entre outras imagens a respeito do assunto abordado. Logo
depois, haverá um debate com os alunos para comentar o que acharam do
assunto, como serão feita as pesquisas e montagem do texto.
2ª ETAPA: Na sala de
vídeo será mostrado um documentário sobre o corpo humano, funções e
importância. Duração do documentaria 90 minutos. Logo em seguida será levar os
alunos à biblioteca para realizar pesquisas em livros que falem sobre o
assunto. Durante a leitura deverá registrar a bibliografia, resumo do que
estudou e fazer um comentário pessoal.
3ª ETAPA: No
laboratório de informática os alunos realizarão uma pesquisa de como se monta
um hipertexto, fazer anotações e comentar em sala o que entendeu para melhor
compreensão do que seja hipertexto.
4ª ETAPA: Com as
pesquisas feitas na internet e com o conteúdo estudado em sala de aula, os
alunos no laboratório de informática, irá criar seu texto no formato de
hipertexto, com links seguido um roteiro estabelecido, onde deverão constar
suas anotações sobre o corpo humano e colocando imagens.
5ª ETAPA: Após montagem
dos hipertextos, cada um deverá criado um blog pessoal, onde irai postar a
atividade. Logo após, irão ler os
hipertextos dos colegas para se auto avaliarem. Depois do texto pronto, cada
aluno deverá ler e comentar o hipertexto que mais gostou.
RELATO DA EXPERIÊNCIA
DA EXECUÇÃO DA ATIVIDADE PLANEJADA:
Houve
muita interação, os alunos se envolveram muito com tudo que foi trabalhado em
sala. Todas as etapas foram desenvolvidas com sucesso.
Os
alunos foram avaliados durante todo o processo de execução das atividades e da
produção do texto até a conclusão final de cada um, como também, em
participação, interesse, oralidade, criatividade, criação de pagina pessoal com
hipertexto e links.
O
professor após o processo de execução e termino da atividade terá que avaliar se
durante todo o processo de produção se os alunos conseguiram alcançar os
objetivos, se tiveram dificuldades no execução,
se trabalharam de forma coletiva.
