Dentro de todo o texto,
Silvio ressalta a importância das mídias nas instituições sociais. Segundo
Silvio, “as tecnologias de informação e comunicação mudaram nossas vidas, e por
isso cada vez mais pessoas têm passado a se preocupar em mudar a vida das
mídias”, para nós é uma questão de avançar, ir à diante, prosseguir ruma a uma
tecnologia que nos poupe tempo e dinheiro, mas, para que aja toda esta evolução
se faz necessário obter um grau de conhecimento das mídias.
No texto Mídia-Educação no contexto escolar, Silvio nas suas
pesquisas fala que muitos brasileiros gastam seu tempo usando o computador ou assistindo
TV e que o habito de ler está ficando cada vez mais esquecido. Sendo assim,
podemos perceber que dentro do ambiente escolar é assim, a maioria das
crianças, jovens e até adultos não costumam ler e, deste modo, a educação vai
tornando-se uma tarefa difícil. E como usar a mídia em favor da educação? Com a
inserção das mídias nas escolas atualmente, o alunado se motiva a aprender,
mas, há um agravante dentro desta modernização escolar, a falta de capacitação
de profissionais da área. Percebemos que progredimos muito na era digital, mas,
existem lacunas a serem preenchidas. Para isso, existem cursos de capacitação,
mas há outro agravante, os próprios capacitados se recusam a utilizar as mídias;
a culpa não está nas mídias e nem nos cursos e, sim, nas pessoas que se negam a
usá-las.
Atualmente,
vivemos em uma sociedade digitalizada e, este novo panorama veem interferindo
tanto na vida pessoal e social das pessoas. Neste sentido a educação tem que se
inserir neste universo de possibilidades também, isso quer dizer, não só em
equipamentos, como também, vivenciar e se apropriar das tecnologias que existem
hoje e as que estão por vim, pois, as mídias tende a se evoluir a cada segundo
e quem não se atualizar não irá acompanhar toda a evolução midiática que está
se consolidado.
