sexta-feira, 3 de agosto de 2012

LEITURA, REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE MÍDIA-EDUCAÇÃO

Dentro de todo o texto, Silvio ressalta a importância das mídias nas instituições sociais. Segundo Silvio, “as tecnologias de informação e comunicação mudaram nossas vidas, e por isso cada vez mais pessoas têm passado a se preocupar em mudar a vida das mídias”, para nós é uma questão de avançar, ir à diante, prosseguir ruma a uma tecnologia que nos poupe tempo e dinheiro, mas, para que aja toda esta evolução se faz necessário obter um grau de conhecimento das mídias.
No texto Mídia-Educação no contexto escolar, Silvio nas suas pesquisas fala que muitos brasileiros gastam seu tempo usando o computador ou assistindo TV e que o habito de ler está ficando cada vez mais esquecido. Sendo assim, podemos perceber que dentro do ambiente escolar é assim, a maioria das crianças, jovens e até adultos não costumam ler e, deste modo, a educação vai tornando-se uma tarefa difícil. E como usar a mídia em favor da educação? Com a inserção das mídias nas escolas atualmente, o alunado se motiva a aprender, mas, há um agravante dentro desta modernização escolar, a falta de capacitação de profissionais da área. Percebemos que progredimos muito na era digital, mas, existem lacunas a serem preenchidas. Para isso, existem cursos de capacitação, mas há outro agravante, os próprios capacitados se recusam a utilizar as mídias; a culpa não está nas mídias e nem nos cursos e, sim, nas pessoas que se negam a usá-las.
Atualmente, vivemos em uma sociedade digitalizada e, este novo panorama veem interferindo tanto na vida pessoal e social das pessoas. Neste sentido a educação tem que se inserir neste universo de possibilidades também, isso quer dizer, não só em equipamentos, como também, vivenciar e se apropriar das tecnologias que existem hoje e as que estão por vim, pois, as mídias tende a se evoluir a cada segundo e quem não se atualizar não irá acompanhar toda a evolução midiática que está se consolidado.

Navegando por vídeos e outras mídias

 
De todos os vídeos que vimos e analisamos 05 (cinco) nos chamou atenção, pois, faz uma ligação muito interessante sobre o que estamos aprendendo no e-proinfo II que é educação e mídias digitais. Fazendo um resumo dos vídeos o 1º fala sobre as modificações do sistema de informações via rádio e, como esta mudança foi importante para a evolução tecnológica, o 2º mostra como podemos usar as mídias a favor da educação e como as tecnologias inovam e deixam mais interessantes as aulas, o 3º é uma entrevista de Paulo Freire que por sua vez fala de educação e suas fontes de inspiração para promover uma educação transformadora, o 4º é um curta que mostra como a educação foi se transformando ao longo dos tempos no Brasil e, fala como está a situação da mesma até hoje e o 5º é um palestra de Mario Sergio Cortella sobre A mídia como corpo docente, que traz um novo olhar que devemos ter a respeitos de como utilizar estas mídias. Esperamos que gostem dos vídeos que escolhemos, pois, foram de grande valia para nós.
Videos:
O Rádio e As Novas Mídias

Mídia e Educação - O Uso das Mídias na Sala de Aula.avi

Educação e Transformação – Paulo Freire

TemporadaFora – Mini historia da educação no Brasil

Mário Sérgio Cortella - A Mídia Como Corpo Docente

quinta-feira, 5 de julho de 2012

3.4 - Relato do projeto

O Projeto Água fonte de vida, devemos preservar foi desenvolvido nas salas do pré I e II, com crianças de 4 a 5 anos. No primeiro momento os alunos sentaram em circulo para uma breve explicação do trabalho que seria realizado, em seguida, para melhor assimilação do projeto, resolvemos colocar a música de Guilherme Arantes “Terra, planeta água”, onde foi feita a leitura da letra da música e depois cantada. Num outro momento realizamos uma roda de leitura, na qual foi lida a história: “Era uma vez um rio feliz” que relata a vida de um rio que estava quase morrendo por falta de cuidados do ser humano, e que só é salvo graças a ajudo de todos que não queriam que o rio morresse. Nesta atividade queríamos conscientizar os alunos de que os rios, mares, lagos e oceanos são muito importantes para a vida do planeta que devemos protegê-lo e preserva-lo para o bem de todos. No ultimo momento foram mostrados mini filmes com o tema do projeto, todos ficaram concentrados e atentos, pois os filmes eram de animações muito interessantes. Para finalizar o projeto foi construído dois cartazes um com um rio limpo e bonito e, o outro um rio sujo e mau cuidado. Todos adoram participar do projeto.

3.3 Slide do projeto










Atividade 3.3

  Plano de aula


TEMA: Água fonte de vida
CONTEÚDO: Ciência
PÚBLICO ALVO: Pré I e II
DURAÇÃO: 5 aulas
OBJETIVOS:
·         Mostrar a diversas utilidades da água;
·         Conscientizar os alunos da importância da água para nossa vida;
·         Listar formas de como preservar a água.
AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados durante todo o processo de execução das atividades e da produção do texto até a conclusão final de cada um, como também, em participação, interesse, oralidade, criatividade.
A EXECUÇÃO DA ATIVIDADE
Será realizada em 3 momentos distribuídas em 5 aulas com 4 horas aulas cada dia, sendo executada desta forma:
momento: Será realizada a leitura da música: "Terra, planeta água" de Guilherme Arantes e, em seguida, a execução da mesma. Depois será explicado de onde vem a água e pra que serve, como também, a sua importância.
 momento: Será realizada a leitura da história “Era uma vez um rio feliz” no intuito de despertar nas crianças o que acontece quando não usamos corretamente a água. Em seguida, eles terão que ilustrar a história.
momento: Em outra aula haverá uma exibição de mini filmes mostrando a utilização da água, onde encontramos água, como a água é importante, como as pessoas prejudicam os rios, lagos, mares. Em sala de aula os alunos irão montar dois cartazes; um representando a água limpa e o outro uma água suja. Usar embalagens, latas, tinta guache, cola, cartolina.

Desenvolvimento do projeto


3.2 - Desenvolvimento de projeto de trabalho em sala de aula. Nível de intervenção na prática.


                         




PROJETO: Água fonte de vida, devemos preservar.

O desenvolvimento do projeto em sala de aula se dará de forma dinâmica. Por se tratar de crianças, os recursos a serem utilizados para realização das atividades iniciará com uma conversa informal, para sabermos o nível de conhecimento que os alunos têm sobre o assunto e, em seguida, explicaremos a proposta e a relevância do projeto. Depois serão realizadas dinâmicas, dramatizações, utilização de vídeos extraídos da internet sobre o tema, músicas, DVD’S, entre outras atividades que venham enriquecer o projeto e que levem os alunos a perceber a importância da água na nossa vida e na vida de todos.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Relato da experiência digital na escola

UNIDADE: II
ATIVIDADE: 2.8
SUBTEMA: REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA
EQUIPE: FRANCILINA FELIX,  MARIDELSE BERNARDO E  VALCLISE SCARANO

TEMA: PARTES DO CORPO HUMANO
CONTEÚDOS: CIÊNCIAS
PÚBLICO-ALVO: ENSINO FUNDAMENTAL – 8° ANO
DURAÇÃO: 4 AULAS (2 HORAS POR DIA)
PRÉ-REQUISITOS:  Não perder o foco do assunto abordado, trabalhar de forma interativa e coletiva, ter criatividade ao produzir seu hipertexto com imagens do corpo humano.
OBJETIVOS:
*Compreender o que é hipertexto
*Criar um texto em formato de hipertexto sobre o corpo humano
*Organizar e registrar informações consultadas da internet sobre corpo humano e hipertexto
*Criar um blog pessoal e postar a atividade para observação de professor e alunos
AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados durante todo o processo de execução das atividades e da produção do texto até a conclusão final de cada um, como também, em participação, interesse, oralidade, criatividade, criação de pagina pessoal com hipertexto e links.
A atividade será aplicada na escola:
Escola Estadual de Ensino Fundamente Argentina Pereira Gomes
Período de execução: de 24 à 27de Abril
 
A EXECUÇÃO DA ATIVIDADE
COMO FOI REALIZADA A ATIVIDADE?
Foi realizada em 4 etapas distribuídas em 4 aulas com 2 horas aulas cada dia, sendo executada desta forma:
1ª ETAPA: Em sala de aula será realizada a leitura para esclarecer aos alunos o que é o corpo humano, suas funções e importância. Após a leitura, serão mostradas imagens do corpo, esqueleto, músculos, entre outras imagens a respeito do assunto abordado. Logo depois, haverá um debate com os alunos  para comentar o que acharam do assunto, como serão feita as pesquisas e montagem do texto.
2ª ETAPA: Na sala de vídeo será mostrado um documentário sobre o corpo humano, funções e importância. Duração do documentaria 90 minutos. Logo em seguida será levar os alunos à biblioteca para realizar pesquisas em livros que falem sobre o assunto. Durante a leitura deverá registrar a bibliografia, resumo do que estudou e fazer um comentário pessoal.  
 3ª ETAPA:  No laboratório de informática os alunos realizarão uma pesquisa de como se monta um hipertexto, fazer anotações e comentar em sala o que entendeu para melhor compreensão do que seja hipertexto.
 4ª ETAPA:  Com as pesquisas feitas na internet e com o conteúdo estudado em sala de aula, os alunos no laboratório de informática, irá criar seu texto no formato de hipertexto, com links seguido um roteiro estabelecido, onde deverão constar suas anotações sobre o corpo humano e colocando imagens.
 5ª ETAPA: Após montagem dos hipertextos, cada um deverá criado um blog pessoal, onde irai postar a atividade.  Logo após, irão ler os hipertextos dos colegas para se auto avaliarem. Depois do texto pronto, cada aluno deverá ler e comentar o hipertexto que mais gostou.

RELATO DA EXPERIÊNCIA DA EXECUÇÃO DA ATIVIDADE PLANEJADA:

Houve muita interação, os alunos se envolveram muito com tudo que foi trabalhado em sala. Todas as etapas foram desenvolvidas com sucesso.
Os alunos foram avaliados durante todo o processo de execução das atividades e da produção do texto até a conclusão final de cada um, como também, em participação, interesse, oralidade, criatividade, criação de pagina pessoal com hipertexto e links.
O professor após o processo de execução e termino da atividade terá que avaliar se durante todo o processo de produção se os alunos conseguiram alcançar os objetivos, se tiveram dificuldades no execução,  se trabalharam de forma coletiva.