sexta-feira, 3 de agosto de 2012

LEITURA, REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE MÍDIA-EDUCAÇÃO

Dentro de todo o texto, Silvio ressalta a importância das mídias nas instituições sociais. Segundo Silvio, “as tecnologias de informação e comunicação mudaram nossas vidas, e por isso cada vez mais pessoas têm passado a se preocupar em mudar a vida das mídias”, para nós é uma questão de avançar, ir à diante, prosseguir ruma a uma tecnologia que nos poupe tempo e dinheiro, mas, para que aja toda esta evolução se faz necessário obter um grau de conhecimento das mídias.
No texto Mídia-Educação no contexto escolar, Silvio nas suas pesquisas fala que muitos brasileiros gastam seu tempo usando o computador ou assistindo TV e que o habito de ler está ficando cada vez mais esquecido. Sendo assim, podemos perceber que dentro do ambiente escolar é assim, a maioria das crianças, jovens e até adultos não costumam ler e, deste modo, a educação vai tornando-se uma tarefa difícil. E como usar a mídia em favor da educação? Com a inserção das mídias nas escolas atualmente, o alunado se motiva a aprender, mas, há um agravante dentro desta modernização escolar, a falta de capacitação de profissionais da área. Percebemos que progredimos muito na era digital, mas, existem lacunas a serem preenchidas. Para isso, existem cursos de capacitação, mas há outro agravante, os próprios capacitados se recusam a utilizar as mídias; a culpa não está nas mídias e nem nos cursos e, sim, nas pessoas que se negam a usá-las.
Atualmente, vivemos em uma sociedade digitalizada e, este novo panorama veem interferindo tanto na vida pessoal e social das pessoas. Neste sentido a educação tem que se inserir neste universo de possibilidades também, isso quer dizer, não só em equipamentos, como também, vivenciar e se apropriar das tecnologias que existem hoje e as que estão por vim, pois, as mídias tende a se evoluir a cada segundo e quem não se atualizar não irá acompanhar toda a evolução midiática que está se consolidado.

Um comentário: